quarta-feira, 16 de março de 2011

Material para Educação Física

1. Projeto Cultura Afro-Brasileira - Educação Física em Jundiaí

Séries envolvidas: 1ª, 2ª e 3ª
Com a implantação  da lei nº 10.639/03 de 2003, que tornou  obrigatório o ensino da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no ensino fundamental e médio, faz-se necessário um trabalho contextualizado à partir de alguns elementos fundamentais dessa cultura: história, jogos e lutas, brincadeiras, musicalidade e as influências na cultura brasileira. Neste projeto dentro da disciplina de Educação Física foram contemplados os seguintes tópicos: música, brincadeiras, capoeira e maculelê. 

--> Para ler mais informações sobre o andamento do projeto em Jundiaí, clique aqui.



2. A Lei nº 10.639/03 e a Educação Física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores


O artigo apresenta reflexões sobre a historicidade da Educação Física no Brasil, considerando a validade política da Lei nº 10.639/03 e analisando as políticas educacionais voltadas para a formação de professores. Promulgada no ano de 2003 a Lei 10.639/03 obriga a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio. O texto foi escrito a partir de um dos capítulos da pesquisa de mestrado finalizado em 2008, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A completude do trabalho reforçou a necessidades de aprofundamento dos estudos étnico-raciais no campo da Cultura Corporal como condição elementar para que professores e alunos de Educação Física pudessem compreender, à luz da história, os desafios propostos pela Lei 10.639/03, especialmente na formação de professores.

--> Para ler o artigo completo, clique aqui.


3. Artigos do Centro Esportivo Virtual

--> A Dança Afro-brasileira Como Conteúdo da Educação Física Escolar na Construção da Identidade Racial dos Alunos Afro-descendentes do Ensino Fundamental: Clique aqui  para ler.

--> História e Cultura Afro-brasileira (lei Nº 10.639/2003): Um Desafio Para a Educação Física Escolar: Clique aqui para ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário