terça-feira, 10 de setembro de 2013

“A coisa tá Preta!”

A coisa tá Preta! 

O projeto “A coisa tá Preta!” Mostra de filmes africanos e de suas diásporas é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Secretária de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, através do Fundo Municipal de Cultura e foi apresentado na E.M. Dr. Gladsen de Rezende no dia 29 de agosto para 8° e 9° período do EJA.
O projeto “A coisa tá Preta!” Mostra de filmes africanos e de suas diásporas tem  como objetivo refletir acerca da expressão “A coisa tá Preta”. Você já se perguntou o porquê algumas pessoas utilizam esse jargão apenas quando coisas ruins acontecem? Será que “A coisa tá Preta” somente em momentos ruins?
Diante dessas perguntas, o projeto “A coisa tá Preta!” exibirá filmes e documentários que abordam a questão do negro(a) e de suas culturas, visando à divulgação e valorização das diversas manifestações culturais de matrizes africanas, assim como, o incentivo à reflexão acerca da situação da população negra.
É fato que até conquistarmos uma sociedade plenamente igualitária, temos um longo caminho a percorrer, sendo que suas vias devem ser pavimentadas por valores, atitudes e práticas sociais que expressem o respeito e a valorização das culturas de matrizes africanas. Daí a importância de as pessoas refletirem sobre os filmes desta Mostra, visto que, o projeto intenciona que nesse espaço tempo haja desconstruções, reconstruções e construções de ideias e certezas, acerca da temática afro racial.
Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que diga não ao racismo e valorize a diversidade racial do país.
A Mostra “A coisa tá Preta!” se faz com o intuito de popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, alcançando uma parcela da população brasileira que historicamente não tem acesso às salas de cinema. Neste sentido, a Mostra acontecerá no período de março a outubro de 2013 em escolas das regiões periféricas, geográfica e social, da cidade de Uberlândia, pois, acreditamos que essa prática pode alcançar patamares além de uma prática isolada.
No mês de novembro de 2013, por ser o mês da Consciência Negra, finalizaremos o projeto com uma semana de exibição e debates de filmes/documentários, sendo um total de 10 exibições. Em todas as sessões haverá a participação de estudantes das escolas públicas de Uberlândia, uma vez que, o projeto viabilizará transporte para que esses participem da Mostra.
Esperamos que todos os participantes da Mostra reflitam sobre os temas abordados nos filmes. Que incorporem essas reflexões às suas práticas cotidianas ao longo de suas vidas e sejam, desta maneira, promotores e defensores dos valores mais caros a Diversidade Étnico-Racial, contribuindo com a construção de um país menos racista e mais igualitário. 

João Gabriel Nascimento e Camila Soueneta Nascimento Nganga

Nenhum comentário:

Postar um comentário