segunda-feira, 8 de julho de 2013

Projeto Literafro na Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende ( 1º Semestre de 2013)

     

Projeto Literafro na Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende


      Com o intuito de abordar a História e Cultura Afro-brasileira, uma proposta de  minicurso intitulada “Literafro”, que foi  desenvolvido com os alunos de 4° e 7° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, durante o ano de 2011.
      Foram abordadas questões relacionadas a história e cultura africanas e afro-brasileiras, pois sabemos que a leitura da literatura afro-brasileira muito pode contribuir como desenvolvimento da igualdade étnico racial em ambientes educativos. No ano de 2012 e 2013, a professora de história, Sebiana do Vale Duarte Barbosa deu continuidade ao projeto com as turmas de 7º ano.




Relato da Professora Sebiana sobre o minicurso "Literafro"

Mais que livros na mão: compromisso com a valorização da diversidade.

      Criar condições para o desenvolvimento de atitudes de  respeito à diversidade é uma das  responsabilidades de todos nós professores. Para que  nossas crianças e adolescentes aprendam a valorizar o diferente, é preciso, desde  cedo, trabalhar a questão rotineiramente e não apenas em datas comemorativas.
      Pensando nisso eu professora de História dos 7º anos, incluir atividade de leitura durante o todo  ano, (Literatura infanto-juvenil com personagens negros ). Tendo  como possibilidade real de se inserir nas crianças valorosas e justas formas de convivência com o diferente, para que cresçam adolescentes e jovens capazes de fazer a diferença  numa sociedade marcadamente preconceituosa e carente de valores éticos e morais, para  que tenhamos adultos capazes de construírem uma sociedade sustentável.
     Parabenizo todos os alunos que participaram desse projeto de leitura.
    Agradeço a bibliotecária Vilma, que muito me ajudou para que esse projeto de leitura tivesse êxito. 
                                                                                                 Sebiana do Vale Duarte Barbosa
Fotos do Minicurso "Literafro" - 1º Semestre de 2013.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário