sábado, 3 de dezembro de 2011

VISITA AO QUILOMBO DOS PALMARES E PARTICIPAÇÃO DO RITO DE PASSAGEM DE ABDIAS NASCIMENTO

Em maio de 2011 faleceu um dos maiores intelectuais brasileiros e ícones da luta contra o racismo e as desigualdades raciais no Brasil,o ex- senador Abdias Nascimento.
No dia 13/11, atendendo ao pedido de Abdias Nascimento, ainda em vida; suas cinzas forma depositadas na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares- Alagoas, no antigo quilombo do Palmares referência das lutas de resistências dos escravos. O intuito da cerimônia era celebrar vida e obra de Abdias Nascimento.
O evento contou com participação de vários movimentos negros e entidades engajadas com a militância anti-racista de todo mundo, incluindo bolsistas do PIBID, que tiveram o prazer de presenciar esse momento histórico memorável.
Além da cerimonia prevista, os bolsistas realizaram visitas aos museus  Maria Mariá (Líder feminista, professora na cidade de União dos Palmares que lutava pela liberdade individual e em prol de melhores condições de ensino) e Jorge Lima (Romancista e poeta, nascido em União dos Palmares. O museu em seu 2° plano retrata evidências arqueológicas do quilombo). Outro evento que contou com a presença dos bolsitas foi o 3° encontro nacional Alagoano de Hip Hop.
No dia da cerimônia dedicada à Abdias foi apresentado evento o grupo de Salvador Ilê Aiyê, visita ao lago dos negros e a árvore sagrada.
Segue algumas fotos que marcaram a ida ao estado de Alagoas. 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário