Projeto Literafro na Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende
Com o intuito de abordar a História e Cultura Afro-brasileira, uma proposta de minicurso intitulada “Literafro”, que foi desenvolvido com os alunos de 4° e 7° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, durante o ano de 2011.
Foram abordadas questões relacionadas a história e cultura africanas e afro-brasileiras, pois sabemos que a leitura da literatura afro-brasileira muito pode contribuir como desenvolvimento da igualdade étnico racial em ambientes educativos. No ano de 2012 e 2013, a professora de história, Sebiana do Vale Duarte Barbosa deu continuidade ao projeto com as turmas de 7º ano.
Relato da Professora Sebiana sobre o minicurso "Literafro"
Mais que livros na mão: compromisso com a valorização da diversidade.
Criar condições para o desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade é uma das responsabilidades de todos nós professores. Para que nossas crianças e adolescentes aprendam a valorizar o diferente, é preciso, desde cedo, trabalhar a questão rotineiramente e não apenas em datas comemorativas.
Pensando nisso eu professora de História dos 7º anos, incluir atividade de leitura durante o todo ano, (Literatura infanto-juvenil com personagens negros ). Tendo como possibilidade real de se inserir nas crianças valorosas e justas formas de convivência com o diferente, para que cresçam adolescentes e jovens capazes de fazer a diferença numa sociedade marcadamente preconceituosa e carente de valores éticos e morais, para que tenhamos adultos capazes de construírem uma sociedade sustentável.
Parabenizo todos os alunos que participaram desse projeto de leitura.
Agradeço a bibliotecária Vilma, que muito me ajudou para que esse projeto de leitura tivesse êxito.
Sebiana do Vale Duarte Barbosa
Fotos do Minicurso "Literafro" - 1º Semestre de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário