* Como trabalhar a lei 10.639/03?
Deve ser abordado na escola durante todo ano letivo e não somente em datas específicas.
* Como fazer valer a lei?
Deve ser incluída no currículo, no projeto político pegagógico, nas reuniões de formação de professores.
* O que não podemos mais fazer?
Tratar a lei como curso, oficina, seminário para depois ser esquecida pelas escolas.
A interdisciplinaridade e multidisciplinaridade
A abordagem interdisciplinar e multidisciplinar poderá ser feita através de projetos.
Língua Portuguesa e Literatura
* Leitura de artigos de livros e revistas e jornais com vistas a detectar situações de preconceitos e discriminação.* Biografias de Personalidades Negras
* Conceitos: racismo, preconceito e discriminação
* Produção de textos
* Descontrução de frases e textos preconceituosos
* Influências africanas no vocabulário brasileiro.
* Poemas e Poetas africanos
* Poetas e escritores negros no Brasil
* Letras de musicas que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a importância da diversidade cultural no nosso País...
* Comparar obras de escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros são apresentados em suas obras.
Matemática
* Pesquisa e divulgação de gráficos e tabelas* Percentuais de negros, pardos e brancos na Escola
* Pesquisa: a Matemática oriunda dos egípicos e países africanos
* Escolarização de negros: nível de 3º grau (bairro)
* Trabalhar a etnomatemática
História
* Abordagem histórica da diáspora negra* Condição atual do negro no cenário econômico, político e racial no Brasil
* Frases, posturas e ditos populares discriminatórios - análise
* Fotografias: memorial e árvore genealógica
* Valorizacão da identidade e auto-estima
* A beleza dos afro - descendente.
* África pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira.
* Grandes líderes políticos negros no Brasil e no Mundo.
* A contribuição de pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
* Mitologia comparada.
Geografia
* Continente africano e seus países* Mapas Atuais
* O racismo como fenômeno social
* O mercado de trabalho para mulheres negras e negros em geral
* Documentários
* As riquezas naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
* Estudos dos países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros escravizados no Brasil.
* Estados brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do local.
- Indicações de filmes: clique aqui.
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Ciências
* A indústria de cosméticos com produtos direcionados aos negros* Cuidados com o corpo: características próprias
* Estudo da formação genética do povo brasileiro
* Composição nutricional da culinária africana
* Estudo sobre epidemias/qualidade de vida na África
~ Link - Plano de aula: Racismo e ensino de ciências
~ Discussão sobre a formação das raças humanas: clique aqui.
~ Link - Plano de aula: Racismo e ensino de ciências
~ Discussão sobre a formação das raças humanas: clique aqui.
Inglês
* Idiomas dos países africanos* Música: hiphop, reggae e outras
* Líderes Negros Americanos: Martin Lutter King
* Cinema: Spike Lee
- Indicação de leitura: O ensino de Inglês em uma abordagem racial -> clique aqui.
Artes
* Manifestações da cultura afro-brasileira (arte, moda, adereços, música, dança e jogos)* Produzir vídeos
* Filmes
* Estudo da arte de origem africana e afro descendentes.
* Culinária
* Estudo dos grandes compositores negros no Brasil
* Estudo e confecção de máscaras pontuando a sua importância na cultura africana.
~ Link: Plano de aula: Arte africana e suas influências
~ Link: Plano de aula: Arte africana e suas influências
Educação Religiosa
* Diferentes sim, desiguais não* Sensibilização para o respeito humano e valorização do outro
* Manifestações religiosas da cultura abro-brasileira
* Filmes
* A identidade, a ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.
- Indicação de leitura: clique aqui!
- Indicação de filme: Dança das Cabaças - Exu no Brasil -> clique aqui!
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- Indicação de filme: Dança das Cabaças - Exu no Brasil -> clique aqui!
Educação Física
* O negro em destaque nas modalidades* Mural com fotos e frases
* Estudo da capoeira, ritmos.
* Trabalhar com jogos africanos e afro-brasileiros (mancala, yoté, e outros)
--> Indicações de leituras e projetos: clique aqui.
--> Indicações de leituras e projetos: clique aqui.
IMPORTANTE!!!
Que todos os envolvidos conheçam as definições legais relativas à elaboração pelas (próprias) instituições de ensino de seus projetos político-pedagógicos incluindo na organização do trabalho pedagógico a ser realizado no seu interior a temática das relações étnico-raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana presentes nos seguintes dispositivos:
- LDB 9.394/96 – Lei que define as diretrizes e bases da educação nacional.
- LEI 10.639/03 – Lei que altera a LDB 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura Afro-Brasileira"
- PARECER CNE/CP 003 de 10/03/2004 e a RESOLUÇÃO CNE/CP 001 de 17/07/2004 – que instituíram e normatizaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Documentos na íntegra nos sites: http://www.planalto.gov.br no link legislação/leis ordinárias e http://www.mec.gov.br/cne