Em muitas cidades do Brasil já se decidiram a respeito dos seus representantes no 1º turno, mas em várias outras a decisão acontecerá nesse final de semana no 2ºturno, pra muitos eleição é sinal de mais 4 anos de transformação, para outros já não passa de pão e circo, mas, como brasileiros devemos pensar que ainda há esperança neste mundo cheio de desigualdades.E falando de desigualdade uma que ainda persiste nos dias de hoje é o preconceito racial, este vídeo mostra o grupo de rap Racionais Mc's um dos mais influentes na questão da luta pela igualdade racial e social, discursando sobre a questão do negro em São Paulo com Haddad ,um dos candidatos a prefeito da cidade de SP, observamos que a fala do grupo é totalmente coerente com a realidade do negro que ainda vemos nos jornais e outras mídias, e que também acaba não se tornando somente a realidade do negro morador da grande capital de pedra São Paulo e sim do Brasil!Confira o vídeo abaixo:
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Consciência: Eleições 2012 .
sábado, 13 de outubro de 2012
Heróis de Todo Mundo!
O jogo Heróis de Todo Mundo faz parte do projeto "A Cor da Cultura", A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.
Heróis de Todo Mundo,não o jogo não é uma série sobre o Super-homem ou o Batman é uma série de inter-programas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos. Ah! E são negros. Na Escola Municipal Gladsen Guerra de Rezende estudamos o jogo e dividimos os trinta heróis com o grupo, os bolsistas ficaram responsáveis de entrarem no site dos Heróis de todo Mundo e escreverem a fala da personalidade pelo qual ficaram responsável, as falas abordaram os principais fatos que as personalidades fizeram de importante para o nosso país.
Heróis de Todo Mundo,não o jogo não é uma série sobre o Super-homem ou o Batman é uma série de inter-programas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos. Ah! E são negros. Na Escola Municipal Gladsen Guerra de Rezende estudamos o jogo e dividimos os trinta heróis com o grupo, os bolsistas ficaram responsáveis de entrarem no site dos Heróis de todo Mundo e escreverem a fala da personalidade pelo qual ficaram responsável, as falas abordaram os principais fatos que as personalidades fizeram de importante para o nosso país.
Após a escolha
das falas pedimos auxilio aos professores e a turma para que escolhessem um
aluno para representar a personalidade Histórica, não foi feita nenhuma
pré-seleção, ou seja, as meninas podiam representar uma personalidade do sexo
masculino e vice-versa, após escolherem o representante iniciamos os ensaios.
Os ensaio
foram feitos durante o dia em que íamos na escola segunda e quarta alguns
bolsistas de manhã e outros no período da tarde, os alunos ficaram agitados
durante os ensaios e se distraiam com muita facilidade, percebemos que
deveríamos modificar a forma de ensaio, então dividimos os alunos entre os
bolsitas ficaram quatro alunos para cada bolsitas e os ensaios passaram a ser
no período da manhã.
Ensaiamos os
alunos em duas semanas, e nos reunimos no dia 09/07 o ensaio geral um dia antes
da apresentação, os meninos ensaiaram todos juntos e foi mostrado como se usava
o microfone de onde iria inicia a apresentação e onde deveriam sair após se apresentarem,
arrumamos os figurinos que faltava e organizamos o painel da apresentação do
qual a foto seguirá em anexo no documento.
terça-feira, 17 de julho de 2012
MULHER LIDERARÁ UNIÃO AFRICANA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Uma mulher presidirá a União Africana (UA), bloco político e
econômico que reúne 53 países do continente, pela primeira vez a partir desta
semana.
Nkosazana Dlamini-Zuma, da África do Sul, foi eleita secretária-geral da UA,
derrotando o incumbente Jean Ping, do Gabão, que tentava a reeleição.
Em janeiro, nenhum dos dois havia conseguido a maioria de dois terços dos
votos entre as nações africanas, levando Ping a exercer um período adicional de
seis meses no cargo.
A nova líder regional é ex-mulher do presidente sul-africano Jacob Zuma e uma
das ministras há mais tempo no cargo em seu país.
Analistas indicam que sua candidature quebra uma tradição extra-oficial do
continente que costuma evitar membros dos grandes países africanos no posto de
liderança do bloco.
Além dos objetivos permanentes de promover a paz e a segurança, além de
avançar o progresso social e econômico, a agenda da UA inclui atualmente um
incentivo ao comércio intra-africano, a instabilidade política no Mali, a
crescente violência na República Democrática do Congo e a tensão entre o Sudão e
o Sudão do Sul.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
POETA SÉRGIO VAZ COM A POESIA: "MAGIA NEGRA"
Após a entrevista concedida ontem (15/07/12) para o progama da rede globo "Fantástico", Rosane Collor causa uma falsa polêmica e evidência novamente o tema referente a rituais de magia negra. Toda vez que isso é veiculado na mídia, as religiosidades de matriz africana são alvo de criticas e julgamentos pejorativos. Por esse motivo achamos pertinente o poema feito pelo autor Sérgio Vaz, onde retrata de forma simples momentos em que o negro realmente eram estimados pela sua magia; magia essa de seus feitos, notados, aplaudidos e saudosos.
Vale a pena ler e refletir esse poema.
MAGIA NEGRAMagia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de jovelina...
Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brow, Thalma de Freitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, JamMagia negra é dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinhas 2 pernas mágicas e negras James Brow. Milton Santos é pura magia.
Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.
Michael Jackson e Jordan é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De, Robinho, Daiane dos Santos é magia negra.
Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwin, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra.
Magia negra é Malcon X. Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antônio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.
Eu faço magia negra quando danço Fundo de quintal e Bob Marley.
Cruz e Souza, Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espirito de Zumbi, Afro Koteban...
É mestre Bimba, é Vai-Vai é Mangueira todas as escolas transformando quartas-feira de cinza em alegria de primeira.
Magia negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva e Solano trindade.
Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Taveres, João Mello... Magia negra.
Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo.
Magia negra é o RAP, O Samba, o Blues, o Rock, Hip Hop de Africabambaataa.
Magia negra é magia que não acaba mais.
É isso e mais um monte de coisa que é magia negra.
O resto é feitiço racista.
Sergio Vaz
BISPO EDIR MACEDO AFIRMA QUE NÃO É RECOMENDADO SE CASAR COM PESSOAS DE RAÇAS DIFERENTE OU MULHERES MAIS VELHAS
O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, disse, em artigo publicado na última semana, que homens de Deus devem evitar casar com mulheres mais velhas e de raças diferentes. O artigo, escrito para a sessão de comportamento do site da Igreja Universal, tenta orientar sobre o que deve ou não ser feito quando o assunto é casamento.
“O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos”, diz Macedo no artigo.
Além disso, para o bispo, a mulher envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido está mais maduro, mas não tão envelhecido. Isso dificultaria a manutenção da fidelidade conjugal.
Na publicação, Macedo fala ainda da diferença de raça e cor entre homens e mulheres. Ele aconselha que homens evitem casar com mulheres de raças diferentes para evitar discriminação contra os futuros filhos do casal. “Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco. É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida”, justificou o bispo.
Leia artigo na íntegra
"O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.
Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser 'mandona", acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.
E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.
Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento. Devemos crer que Deus tem reservado para cada servo uma serva, de acordo com as suas aspirações, que por sua vez vão ao encontro das aspirações dela.
Por esta razão, não é bom que o rapaz se afobe e se case com a primeira que aparecer, só porque quer fazer a Obra de Deus e precisa de uma esposa. Não! Se ele não confia que Deus irá lhe suprir com a sua outra metade, como vai confiar que Ele fará a Sua Obra por seu intermédio?
Quanto à raça
Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.
É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.
Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.
O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.
O homem de Deus não pode simplesmente dizer: "Ela tem o Espírito de Deus e eu também. Nós nos amamos e vamos nos casar". Não! Não deve ser apenas isto! Ele tem o futuro totalmente comprometido com uma missão de extrema importância, e não pode ser limitado. É preciso que haja uma avaliação esmerada quanto aos passos no presente.
Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!
Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.
Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele."
Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser 'mandona", acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.
E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.
Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento. Devemos crer que Deus tem reservado para cada servo uma serva, de acordo com as suas aspirações, que por sua vez vão ao encontro das aspirações dela.
Por esta razão, não é bom que o rapaz se afobe e se case com a primeira que aparecer, só porque quer fazer a Obra de Deus e precisa de uma esposa. Não! Se ele não confia que Deus irá lhe suprir com a sua outra metade, como vai confiar que Ele fará a Sua Obra por seu intermédio?
Quanto à raça
Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.
É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.
Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.
O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.
O homem de Deus não pode simplesmente dizer: "Ela tem o Espírito de Deus e eu também. Nós nos amamos e vamos nos casar". Não! Não deve ser apenas isto! Ele tem o futuro totalmente comprometido com uma missão de extrema importância, e não pode ser limitado. É preciso que haja uma avaliação esmerada quanto aos passos no presente.
Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!
Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.
Procuramos, portanto, trazer à baila esta situação a fim de evitarmos transtornos no futuro do homem de Deus e na obra que está reservada para ele."
Absurda, ou não, a forma como este Bispo orienta os fiéis de sua igreja!!! Vale a pena lerem os comentários após publicação desta notícia no site abaixo.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2012/07/16/noticiasbrasil,2879419/para-edir-macedo-homens-de-deus-nao-devem-se-casar-com-mulheres-mais-velhas-ou-de-raca-diferente.shtml
sábado, 30 de junho de 2012
O CENSO REAFIRMA: NO BRASIL É MAIS FÁCIL SER BRANCO.
De tempos em tempos, sai alguma nova pesquisa apontando que negros ganham menos que brancos no Brasil. Quando toca nesse assunto, sempre aparece um gênio que diz algo como “Meu Deus, você não entende nada de política corporativa! Ou acha que seria permitido em uma grande empresa uma pessoa branca ganhar mais que uma negra pela mesma função?”.
O comentário demonstra uma certa incapacidade do leitor de extrapolar o pensamento para além do visível (como uma pessoa que cita o sobrenatural não consegue trabalhar com abstrações? Curioso…) e imaginar que estamos falando de uma média da sociedade.
Somos bombardeados com o mito da democracia racial brasileira, construído para servir a propósitos. Mito que se prova verdadeiro em novelas, minisséries ou alguns programas de TV, normalmente concebidos por brancos, mas que na vida real são tão concretos quanto a curupira, o boto e a mulher de branco.
“Ah, mas o preconceito no Brasil é contra pobre, não contra negro!” A despeito do fato de haver, proporcionalmente, mais negros entre os pobres do que brancos, por conta de uma herança maldita deixada por uma abolição que nunca ocorreu totalmente, a discriminação pelos não-brancos vive saudável por aqui.
Nesta sexta (29), o IBGE divulgou dados demográficos do Censo 2010, mostrando que brancos recebem salários mais altos e têm mais acesso ao estudo do que negros, divididos pelo estudo em pretos e pardos, conforme matéria trazida pelo UOL Notícias. Na região Sudeste, os rendimentos dos brancos é o dobro do que é pago aos pretos. Há mais empregadores entre os brancos (3%) do que entre pretos (0,6%) e pardos (0,9%). Por fim, do total da população, 9,6% são analfabetos. Já, entre os brancos, 5,9%. E entre pardos e pretos, 13% e 14,4% respectivamente. Vale ressaltar que, de acordo com o Censo 2010, os brancos totalizam 47,7% da população, enquanto pretos e pardos correspondem a 50,7%.
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que os homens brancos apresentaram as menores taxas de desemprego em 2005 (6,3%) – número que subia para 8,1% entre os homens negros e para 14,1% entre as mulheres negras. A diferença entre o rendimento médio dos homens brancos e negros havia caído 32,6% entre 1995 e 2005. A causa não foi tanto a melhoria do salário dos negros, que existiu, mas uma piora nos ganhos dos brancos – proporcionalmente, mais acentuada.
Não há uma pesquisa honesta que comprove relação entre capacidade intelectual e cor de pele. Ou alguma razão biológica bisonha que faça alguns preferirem ganhar mais do que outros. A resposta para esse quadro está nas oportunidades a que cada um teve acesso e as barreiras impostas a elas pela cor de pele.
Pretos, pardos e brancos deveriam ser tratados como iguais uma vez que são iguais. Mas, historicamente, a eles não foi dado o mesmo tratamento. Encarar, portanto, pessoas com níveis de direitos diferentes como iguais é manter o nosso bizarro status quo. Não basta cotas em universidades. Temos que avançar para reservas de vagas em cargos da administração pública, no sistema judiciário e em outras instâncias. Não eternamente, mas até conseguirmos corrigir o imenso fosso que separa brancos e negros.
Como gosto sempre de lembrar, o quase ex-senador Demóstenes Torres praticamente afirmou que escravas negras não foram violentadas pelos patrões brancos. Afinal de contas, segundo ele ao criticar as cotas para negros em universidades públicas federais em 2010, “isso se deu de forma muito mais consensual” e “levou o Brasil a ter hoje essa magnífica configuração social”. E que, no dia seguinte à sua libertação, os escravos “eram cidadãos como outro qualquer, com todos os direitos políticos e o mesmo grau de elegibilidade”. Pô, em que mundo ele vive?
O Brasil ainda não foi capaz de garantir que os filhos dos libertos fossem tratados com o respeito que seres humanos e cidadãos mereciam. Herança maldita presente na sociedade que quase equivale, na prática, a um sistema de castas. Alguns até conseguem escapar, mas a maioria das famílias permanece girando em círculos ao longo de gerações. O pior é que a discriminação é sempre do outro, nunca de nós mesmos.
No avião, dia desses: “Não sou preconceituosa, longe disso. Mas não gostaria que minha filha casasse com aquele ‘moreninho’, namorado dela. Não é por mim, sabe, mas os filhos vão sofrer um preconceito muito grande, a família do meu marido não vai entender direito. É complicado…”
fonte: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/06/29/o-censo-reafirma-no-brasil-e-mais-facil-ser-branco/
segunda-feira, 4 de junho de 2012
CANDOMBLÉ É PROIBIDO EM PIRACICABA/SP
No interior de São Paulo, a assembléia
de Inquisidores Evangélicos passou por cima da Constituição que garante
aos brasileiros liberdade religiosa e aprovou por unanimidade uma lei
proibindo a prática do candomblé, religião essa que é brasileira por
criação. Lá em Piracicaba/SP, os seguidores desta religião terão que ir a
outro município para professar sua fé ou pagarão multa no valor de R$
2.000,00 e R$ 4.000,00 se houver reincidência. Vereadores de vários
partidos se sentiram a vontade para aprovar esta lei sob o comando do
prefeito psdbista Barjas Negri.
A Câmara Municipal de Piracicaba/SP, por
unanimidade, com o apoio dos vereadores dos seguintes partidos: PT,
PDT, PP, PPS, PTB,PR, PMDB, PRB, PSDB, aprovou em 7/10, o PL 202/2010 do
vereador Laércio Trevisan (PR).
Comentários em Piracicaba informam que o
referido PL é parte de um MOVIMENTO chamado “ALIANÇA PARA A SUPREMACIA
CRISTÔ, que tem por objetivo levar este projeto a outras cidades do
Estado de São Paulo, depois, independente de quem seja eleito,
encaminhar para a Câmara dos Deputados, através de deputados federais
dos partidos envolvidos. Estes deputados, no momento, são mantidos no
anonimato.
Obs: E importante ressaltar que o prefeito da cidade vetou o projeto uma vez que o mesmo é inconstitucional e após divulgação da notícia foi confirmado que a Câmara dos vereadores acatou o veto. De qualquer forma fica ainda martelando na mente, até quando a intolerância religiosa permeará nesse mundo?
fonte: http://www.deldebbio.com.br/2012/06/01/candomble-e-proibido-em-piracicaba/
quarta-feira, 30 de maio de 2012
APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS AFROCINE E "A COISA TÁ PRETA!"
O projeto Afrocine e Conversa de Rodas da Diretoria de Assuntos Afro Raciais da Secretaria Municipal de Uberlândia em parceria com o projeto "A coisa tá Preta" realizará a exibição do filme "O Grande Desafio" na quarta-feira (30/05) e uma bate papo acerca do tema "Liberdade - Uma palavra (Re)significada".
Data: 30/05 as 20:00hs
Local: Oficina cultural de Uberlândia
End: Prç. Clarimundo Carneiro, 204 - Centro.
Entrada gratuita galera!!!
Data: 30/05 as 20:00hs
Local: Oficina cultural de Uberlândia
End: Prç. Clarimundo Carneiro, 204 - Centro.
Entrada gratuita galera!!!
segunda-feira, 28 de maio de 2012
COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB/MG.
CONVITE
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais tem a honra de convidar Vossa Excelência para a Solenidade de Posse da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/MG, lançamento do Programa de Política Pública encampado pela Universidade Federal de Uberlândia, denominado PROEXT (Programa que aborda os Aspectos Psicosociais da Saúde da População Negra com a Doença Falciforme), Palestra com Prof. Dr. Hédio Silva Júnior, Advogado, Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, Diretor Acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares e Diretor Executivo do CEERT e com a honrosa presença da Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Silvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira.
Data: 30 de maio de 2012
Horário: 19h00
Local: Auditório da 13ª Subseção da OAB/MG
Av. Rondon Pacheco, 980 - Copacabana - Uberlândia/MG
Horário: 19h00
Local: Auditório da 13ª Subseção da OAB/MG
Av. Rondon Pacheco, 980 - Copacabana - Uberlândia/MG
Assinar:
Postagens (Atom)