quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Projeto Literafro

Projeto desenvolvido na Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende em Uberlândia- MG, este teve como objetivo sensibilizar os alunos quanto aos valores defendidos pelos povos africanos e afro descendentes, conscientizando-os de que “a sociedade é formada por pessoas pertencentes a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana). Com duração de abril até julho, o projeto foi ministrado com alunos do ensino fundamental de 7° anos, cada turma foi levada até a Biblioteca da escola, (biblioteca afro/PIBID) onde selecionaram livros de autores africanos e afro brasileiros, relacionados à cultura africana.
O projeto cumpriu com o que se esperava, pois além de colaborar para a melhora da leitura, interpretação de texto e escrita, este, foi fundamental pra ampliar os horizontes dos alunos acerca da temática étnico-racial.

 

Oficina de auto identificação


A oficina teve duração de fevereiro até junho de 2013, na Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, esta atividade teve inicio após observarmos a dificuldade de auto identificação de muitos alunos em se reconhecerem enquanto negros, vislumbramos a necessidade de abarcar em um projeto os motivos dessa não aceitação étnica, para isso, cada bolsista foi para sala de aula dos diferentes turnos, com um instrumental e materiais para colorir. Pedíamos para que os alunos desenhassem a forma como se viam no espelho sem maiores explicações; foi apenas enfatizado a necessidade de colorir suas características como cabelo, cor dos olhos e da pele. A intenção em não dar maiores detalhes para realizarem a atividade foi justamente não influenciá-los quanto à intencionalidade do projeto, que era averiguar como os mesmos se definiam enquanto raça/cor. Essa atividade foi aplicada para toda a escola nos 3 turnos (manhã, tarde, noite).Conseguimos pós atividade, mensurar a quantidade de aceitação/ rejeição identitária dos alunos, junto a uma tabulação de dados efetuada e embasarmos as futuras atividades.