terça-feira, 25 de junho de 2013

Fotos do lançamento do CD Dikika da banda Dikika e Apresentação do Grupo TerraCotta

Sexta feira (21/06) foi o lançamento do CD da banda DIKIKA na Oficia Cultural. Antes da apresentação da banda os presentes tiveram a oportunidade de ver a apresentação do grupo TerraCotta de Dança.

O Grupo é formado por:
Bateria: Jack Will,
Baixo: Marco Nagoa
Percussão: Fabrício
Guitarra: João Claudio (John)
Cavaquinho: Rogério Motta
Violão: Kainã
Sax Tenor: Tim Fernandes
Sax Alto: Lu Alves
Trombone: Joseny Dias
Trompete: Luiz Fernando Rodovalho
Vocais: Guimes Rodrigues Filho, Elaine Villar e Daniela Borela.

"Neste CD são cantadas afribrasilianamente as vidas de Grande Othelo, Carolina de Jesus, Lélia Gonzáles, Artur Bispo do Rosário e João Cândido. Personagens negros e negras da História do Brasil que abençoados pelos Orixás nos fazem pulsar entre a África e o Brasil através da mais antiga Ancestral da humanidade, uma menina negra encontrada no sítio arqueológico Dikika na Etiópia." 

"Este CD é uma contribuição para a implementação da lei federal 10.639/03 que obriga o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os estabelecimentos de ensino do país,públicos e privados,da Educação Infantil ao Ensino Superior.Por isso,o disco faz uma viagem ao passado africano da humanidade,a partir desse espaço Brasil. Assim,com o samba Orixás recebemos a benção que afro-afirma que é possível, a partir das reivindicações das tradições africanas na terra brasilis,retornar à Mãe África reconhecendo a trajetória de conquistas,lutas,sonhos e desejos que cunharam a palavra liberdade no corpo das mulheres  dos homens negros.Com o samba rock de Carolina,escritora negra do quarto do despejo,damos um salto incomum na adversidade das favelas no papel francês com o jazzblusadonorap sonoro dos metais cantamos Otelo Grande na lata da memória do Cinema Nacional.No ritmo da capoeira aumentamos o contingente de  resistência do Almirante Bordador,que inspirou cidadania com a revolta da chibata.Continuamos bordando no Congado o Manto de Bispo do Rosário no Rosário, um plástico negro que sabia falar com Deus mesmo estando no Xadrez.Colamos no Funk a trajetória de Lélia antropóloga blackpulsante preta e índia de Olodumaré e fizemos quase reggae na arqueologia do sítio Dikika da Etiópia onde nossa ancestral africana repousou depois de parir o Brasil e nos dar a afro-humanidade." (Encarte do CD Dikika)  











































Aulas em PowerPoint: Pena Branca e Grande Otelo

Apresentação da Aula "Pena Branca" pelas bolsistas do PIBID História e Cultura Afro-Brasileira: Fabiana Barros, Fernanda Lamanes e Jaryssa Bonaci na E.M.Dr.Gladsen Guerra de Rezende, turno da noite - PMEA no dia 13 de Junho de 2013; Professoras Talita Oliveira Silva e Sirley Cristina Narciso. Na última postagem, publicamos algumas informações sobre a vida do cantor Pena Branca, se você não leu vale a pena conferir aqui nesse link http://culturafro-brasil.blogspot.com.br/2013/06/blog-post.html. Abaixo você encontrará a apresentação em Powerpoint que nossos bolsistas montaram com informações e fotos disponíveis na internet.
 

Nossos bolsistas também apresentaram uma aula falando sobre um ilustre Uberlandense, Sebastião Bernardes de Souza Prata o Grande Otelo.  Já postamos algumas informações que serão uteis para a sua aula e que podem ser encontradas neste link http://culturafro-brasil.blogspot.com.br/2013/06/apresentacao-da-aula-grande-otelo.html. Postaremos agora a apresentação em ppt que os PIBIDIANOS utilizaram na
aula.

 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Apresentação da Aula " Pena Branca " (13 de Junho 2013)

 Apresentação da Aula "Pena Branca" pelas bolsistas do PIBID História e Cultura Afro-Brasileira: Fabiana Barros, Fernanda Lamanes e Jaryssa Bonaci na E.M.Dr.Gladsen Guerra de Rezende, turno da noite - PMEA no dia 13 de Junho de 2013; Professoras Talita Oliveira Silva e Sirley Cristina Narciso.

Um pouco sobre Pena Branca:

O cantor sertanejo José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, morreu no início da noite dessa segunda-feira, aos 70 anos, no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo, vitimado por insuficiência respiratória. O cantor ficou conhecido no Brasil inteiro pela dupla com Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, que morreu em 1999.
Pena Branca nasceu em Igarapava, em 1939, e viveu boa parte da vida na cidade mineira de Uberlândia. Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, era seu irmão e nasceu em Uberlândia em 1942. Em 1958 eles começaram a cantar, apresentando-se em uma rádio de Uberlândia. Mudaram-se para São Paulo para tentar a vida artística em 1968. Com o tempo, Pena Branca e Xavantinho tornaram-se exemplos da música sertaneja caipira, considerada "de raiz", em relação à música sertaneja com influências country que se popularizou nos anos 90.
Em 1980, Pena Branca e Xavantinho se inscreveram em um festival da TV Globo com a música Que Terreiro é Esse? e chegaram à final. Também nesse ano, a dupla lançou o discoVelha Morada, com músicas como Cio da Terra, composta por Milton Nascimento e Chico Buarque, e Calix Bento, além da canção finalista no festival. Durante a carreira, gravaram com nomes como Milton Nascimento, Rolando Boldrin, Fagner e Almir Sater, entre outros. Em 1990, conquistaram o Prêmio Sharp de melhor música interpretando Casa de Barro, de Xavantinho e Moniz, e melhor disco, com Cantado do Mundo Afora. Em 1992, o disco Ao Vivo em Tatuí, com Ricardo Teixeira, ganhou o Prêmio Sharp de melhor disco.
Nos anos 90, a dupla iniciou shows internacionais, tocando em lugares como os Estados Unidos. Com a morte de Xavantinho, em 1999, Pena Branca continuou em carreira solo. Em 2001, o músico recebeu o Grammy Latino de Melhor Disco Sertanejo com o álbum Semente Caipira, gravado com o grupo Viola de Nóis. O último trabalho de Pena Branca é Cantar Caipira, de 2008. Ainda não há informações sobre o velório ou o enterro de Pena Branca.
Discografia de Pena Branca com Xavantinho
Velha morada (1980) 
Uma dupla sertaneja (1982)
Cio da terra (1987) Canto violeiro (1988) 
Cantadô do mundo afora (1990)
Ao vivo em Tatuí com Renato Teixeira (1992)
Violas e canções (1993)
Pena Branca e Xavantinho (1994)
Ribeirão encheu (1995) Coração matuto (1998)
Semente Caipira (2000)
Pena Branca canta Xavantinho (
2002)
Cantar Caipira (2008)



Discografia solo de Pena Branca
Semente Caipira (2000)
Pena Branca canta Xavantinho (2002)
Cantar Caipira (2008)