domingo, 24 de fevereiro de 2013

RAÇA OU ETNIA?

Há uma grande controvérsia em torno deste tema. O termo raça referindo-se a humanos está abolido? Posso falar em raça negra sem ser tachado de atrasado? Enfim, eu pertenço a uma raça ou a uma etnia?
Com este artigo pretendemos fomentar o debate e agraciá-lo com nossa opinião.

Raça

Bem, não iremos nos deter muito ao surgimento da distinção dos seres-humanos por raças. Esta foi uma construção histórica para subjugar e justificar tal dominação das “raças superiores”.
No entanto esse conceito, biologicamente, deixou de existir a partir da metade do séc. XX. O termo etnia surgiu como alternativa para a lacuna que foi deixada.

Etnia

Derivado da palavra grega ethnos (povo), etnia é um grupo de pessoas que se diferenciam das demais por afinidades culturais, históricas, lingüísticas, morfológicas...
“Uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.” Prof. Dr. Kabengele Munanga.

Portanto, não existe somente uma etnia negra ou uma branca, dentre os negros existem várias etnias (zulu, xosha, banto, tapua...), dentre os ameríndios também (tupinambá, caigangue, tupi guarani...) e assim sucessivamente.




                                                                                                                                                              Mulheres zulus, uma das várias etnias negras, da África do Sul


Mas e agora, raça ou etnia?

Biologicamente não há nenhuma diferença entre os humanos para justificar uma possível separação por raças, no entanto, os integrantes de uma etnia não devem apenas serem da mesma cor. Afinal, qual termo usar?

O Prof. Dr. Kabengele nos explica que “Alguns biólogos anti-racistas chegaram até sugerir que o conceito de raça fosse banido dos dicionários e dos textos científicos. No entanto, o conceito persiste tanto no uso popular como em trabalhos e estudos produzidos na área das ciências sociais. Estes, embora concordem com as conclusões da atual Biologia Humana sobre a inexistência científica da raça e a inoperacionalidade do próprio conceito, justificam o uso do conceito como realidade social e política, considerando a raça como uma construção sociológica e uma categoria social de dominação e de exclusão."

Carlos Moore diz o seguinte, "Raça é um conceito, uma construção, que tem sido às vezes definida segundo critérios biológicos. Os avanços da ciência nos últimos cinqüenta anos do século XX clarificaram um grave equívoco oriundo do século XIX, que fundamenta o conceito de “raça” na biologia. Porém, raça existe: ela é uma construção sociopolítica."

Para o Dr. Kabengele, a palavra etnia virou um termo politicamente correto frente à raça, porém essa troca não muda a realidade do racismo, pois “as vítimas de hoje são as mesmas de ontem e as raças de ontem são as etnias de hoje.” Ou seja, “o racismo hoje praticado nas sociedades contemporâneas não precisa mais do conceito de raça ou da variante biológica, ele se reformula com base nos conceitos de etnia.” Pois este termo não acabou com a hierarquização das culturas, que é um componente do racismo.


           
Prof. Dr. Kabengele Munanga

Concluindo
Raça como uma construção sócio-política continua existindo, pois o conceito etnia não preenche as lacunas que o possível banimento do termo raça deixou. Segundo Carlos Moore, “Negar a existência da raça, portanto, é um absurdo, ao qual somente se pode chegar através de uma postura ahistórica."
Portanto, não está falando uma grave besteira quem se autodenomina da raça negra ou usa a palavra raça em seu vocabulário.

Dê a sua opinião:
E você prefere raça ou etnia?



Fonte: http://ofensivanegritude.blogspot.com.br/2010/12/raca-ou-etnia.html